É uma especialidade da fisioterapia que atua na prevenção, promoção e recuperação do sistema tegumentar (pele) cujo comprometimento pode estar relacionado a alguns distúrbios metabólicos, linfáticos, endócrinos, dermatológicos, neurológicos e do sistema osteomioarticular.

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL E PÉLVICA

gallery/banner_fisio_dermato
gallery/pelvica

Atua na avaliação, prevenção e tratamento conservador das disfunções do assoalho pélvico, estrutura formada por músculos, ligamentos e fáscias e localiza-se entre o osso púbis e o cóccix. Responsável pela continência urinária e fecal, além da função sexual e parte da função obstétrica.

É comum relatos de escape de urina quando se espirra ou tosse. Este escape não é normal e é um dos problemas mais comuns do enfraquecimento da musculatura pélvica. Além disso, há o risco queda de bexiga, queda de útero, e também queixas de dores durante a relação sexual.

Algumas dessas disfunções vêm da falta de exercícios, enfraquecimento dos músculos, obesidade, constipação crônica, doenças relacionadas à bexiga, cirurgias que possam lesionar os nervos da musculatura pélvica  gravidez e parto. Outro sintoma é quando vamos ao muito ao banheiro com a sensação que a bexiga está sempre cheia.

gallery/drenagem

Drenagem Linfática Método Renata França: A técnica reduz edemas, ativa a circulação e potencializa uma rede de vasos que movem os fluídos do corpo, reduzindo a celulite. O resultado é um corpo sem inchaço, torneado, com metabolismo mais acelerado e uma sensação de bem-estar.

gallery/limpeza

Limpeza de Pele: remover células mortas, impurezas e manter a saúde da cútis, podendo ser realizada em todos os biotipos cutâneos. Elimina pontos inflamados, espinhas e cravos. Uma boa limpeza de pele garante sua beleza natural, deixando a pele mais saudável.

gallery/fisio_obs

Cerca de 40% das gestantes apresentam episódios de incontinência durante a gestação ou logo após o parto. Com a fisioterapia, que fortalece os músculos perineais, ocorre uma diminuição da perda de urina. Independente da via de parto, com o crescimento do útero durante a gestação há uma sobrecarga do assoalho pélvico e esses músculos são importantes para o controle urinário e também na função sexual. Por isso, o preparo dessa região através da fisioterapia pélvica é tão importante, especialmente para que a mulher possa reestabelecer a função normal dessa musculatura de uma maneira mais rápida e eficaz depois do parto.

Massagem Relaxante: Com movimentos firmes e suaves visam o relaxamento  muscular, gerando inúmeras vantagens ao corpo e à mente, além de auxiliar na diminuição da pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico, combater a insônia e retardar o envelhecimento.  

Massagem Terapêutica: Aplica-se manualmente ou sistematicamente manobras metódicas. A massagem auxilia no tratamento de dores, torcicolos, contorções, luxações, edemas, distúrbios nervosos, fadiga, estresse, entre outros efeitos terapêuticos.

gallery/miofascialmanual

Liberação Miofascial Manual: manobras específicas como fricção, deslizamento, compressão, alongamento, percussão e vibração, ajuda a relaxar e alongar os músculos, auxilia na regeneração, mobilidade articular, e a diminuir tensões musculares prevenindo lesões.

A Fisioterapia Obstétrica engloba os cuidados com a mulher durante a gestação, parto e pós-parto.  Os objetivos são preparar a mulher para o parto natural, evitar a diástase (separação dos músculos do abdômen), prevenir incontinências e fazer o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico.